Sharkscope: vilão ou aliado?
Uma coisa que sempre me assombrou foi esse gráficozinho que parece inofensivo e simpático, uma ferramenta para te auxiliar no jogo... Porém, pra mim, sempre foi uma coisa que me assusta! Sempre que vejo aquela linha descendo e descendo sobe uma angústia no peito.
Sempre repito na minha mente como a matemática do jogo funciona, mas um fator que altera minha ansiedade com certeza é isso: ver aquela linha descendo... Talvez, pode ser um "trauma" porque já aconteceu de passar por um outro time que sentia que estava me esforçando, mas a métrica mais importante era essa tal linha. Sentia que não viam meus outros esforços. E isso funcionava como uma bola de neve pra mim. Quanto mais descia de grade, mais me sentia incapaz e não conseguia ter resultados.
E aí vinha o desespero, será que nunca vou conseguir ser consistente? Será que nunca vou realmente ganhar um dinheiro? Essas duvidas sempre permeavam minha cabeça.
Esse ano, eu estou conseguindo ter consistência, mas mesmo assim quando vejo meu gráfico em 100 buyins down, essa sensação volta como se fosse algo engasgado na minha garganta. Sabe quando você vive uma situação que te da um frio na barriga, você fica pálido, a pressão cai... é assim toda vez que vejo meu gráfico caindo. Aceitar essa dinâmica eu já aprendi, mas o sentimento é inevitável. Já aconteceu de ter vezes que não abria mais ele, enquanto não ganhasse alguma coisa rs. Mas hoje eu não posso fazer isso mais. Tenho metas de volume, tenho que controlar meu abi, coisas que abrindo o sharkscope fica bem mais fácil, então sim, apesar disso tudo ele é uma ferramenta útil pra mim.
A minha cabeça é meio confusa, talvez vocês já tenham percebido, mas no final das contas eu sempre me alinho no meu caos e as coisas vão dando certo.
E olha só como é a vida, comecei a escrever esse post na Terça-feira e hoje, Quinta-feira, foi um dos melhores dias de grind do ano, disparado. Fiz muitas retas, QUATRO FTs e aquela linha descendo de terça-feira, já subiu o triplo...
Um recorte do gráfico... eu estava reclamando dessa segunda down aí, e de terça até hoje, simplesmente tripliquei. Como o poker é louco, né?
E é essa variância que mexe tanto com a gente! Em um dia um aperto no coração, no outro muito emoção de alegria. E falar com vocês, viu... existe pouca coisa melhor que cravar um torneio e que bom que eu trabalho com algo que me proporciona essa sensação!
Apesar dessa montanha russa, quase que literalmente (fala que essas linhas do shark não parece uma monta-russa? kk), inclusive, já tentei até fazer um reels brincando com isso, mas ficou muito ruim 😂. Apesar disso, o frio na barriga é uma das coisas que nos faz continuar também.
Eu poderia terminar esse texto ainda em down e também seria normal, precisamos internalizar isso e fazer a nossa parte. Focar no que podemos controlar e o resto vem. Repito isso para mim todos os dias.
Então é isso minha gente, até o próximo blog com mais reflexões de AmandaKALM e sua vida de grinder.









Post importantíssimo! o shark é uma ótima ferramenta para analisar algumas stats, porém olhar para ele apenas result-oriented, como dizem os gringos, pode ser perigoso mesmo, ainda mais nos momentos de downswing. É o que vc disse, precisamos focar apenas naquilo que podemos controlar, o resto é consequência do estudo e dedicação! GL max nas mesas, Amanda
pois é... temos que ter cuidado com isso. Mas o tempo também vai nos ensinando a lidar melhor com isso tudo! GL pra você tbm e vamos pra cima!!!
Amanda, adorei a reflexão!