O lugar da MULHER no Poker e na vida!
Como brinquei anteriormente, lugar de mulher também é jogando Poker, sim! rs
Um grande exemplo da capacidade feminina nos esportes está sendo mostrada nas Olimpíadas. Estamos trazendo muitas medalhas para o Brasil e muito orgulho para o povo brasileiro.
Entretanto, é necessário discutir o incentivo ao esporte, de forma geral, para mulheres. Que é baixíssimo. Quando observamos no poker, por exemplo, que existem muito mais campeÃOS do que campeÃS pode fazer parecer que a capacidade intelectual de mulheres é inferior a dos homens, mas isso não é uma verdade. O que acontece é exclusivamente estatístico. Se em um torneio jogarem 100 pessoas com a mesma habilidade técnica e somente 2 forem mulheres, o que acontece? Acontece que a probabilidade de homens vencerem é muito maior do que mulheres vencerem.
Agora, a título de informação, vamos abordar por que as mulheres não são incentivadas ao esporte da mesma forma que os homens. A resposta está na CULTURA. Você sabia que, na Constituição brasileira, as mulheres eram proibidas de participar de competições até o começo do século XX? Esse fato evidencia como, historicamente, não fomos incentivadas a competir ou a praticar esportes. As práticas esportivas e competitivas têm sido tradicionalmente vistas como parte da cultura masculina, mas, no século XXI, isso está mudando. A construção cultural está mudando.
As mulheres estão descobrindo o fascínio que existe em praticar esportes e competir e estão dando o melhor de si. Obviamente, existem fatores biológicos quando falamos de desempenho. Historicamente, o corpo masculino foi moldado com mais força, mais testosterona. Então, apenas por isso, os esportes devem ser separados.
No poker isso não existe. A capacidade mental nasce do mesmo lugar. Obviamente, algumas pessoas têm mais facilidades em algumas coisas, outras, em outras. E por aí vai. Mas isso vai dizer muito mais da criação, de como a criança foi estimulada na infância, nos métodos de estudo, entre muitas outras variáveis, que são semelhantes para homens e mulheres.
Ainda, no poker, há outro fator cultural: os homens sempre foram os "provedores" da família, então eles controlavam o dinheiro e eles decidiam para onde o dinheiro ia. Então, diversões como o poker, que envolve dinheiro, eram eles que tinham mais oportunidade de praticar. Enquanto a introdução intelectual e prática das mulheres eram em coisas de casa ou coisas mais delicadas. Não que saber bem essas outras atividades seja algo ruim (Deus me livre ter que conviver com um adulto que não sabe limpar um banheiro rs), eu particularmente acho ótimo ter conhecimentos diferentes de homens. Mas percebem que esses conhecimentos vêm de um incentivo anterior? Tudo bem você ser bom em tudo ou não ser bom em nada. Só estou dizendo como vem acontecendo a construção social entre homens e mulheres.
E essa construção muda, como disse anteriormente. Hoje existem ótimos cozinheirOs e ótimas jogadorAs, por exemplo, porém existe um longo caminho pela frente para equilibrarmos isso, SE for algo que a nossa cultura deseje, obviamente. Se não, a proporção continuará semelhante de como é hoje. E tudo bem. MAS, as oportunidades precisam ser iguais, os incentivos precisam ser iguais. Se mesmo assim o desejo ir por outra via, tudo bem. É mais uma coisa para a psicologia e a antropologia estudarem rs.
Hoje aconteceu um fato interessante: tive a oportunidade de ter uma aula com o Bencb, figura importante do poker, por ser mulher rs. Ele iniciou uma discussão semelhante aos pontos que eu trouxe nesse texto (na rede social X), na qual gerou bastante polêmica, mas no final das contas, propôs formar um grupo de mulheres e ajudá-las no poker.
Estou dando esse exemplo para vocês entenderem como iniciativas como essa, assim como torneio Ladies, são importantes. Já que não fomos incentivadas anteriormente a participar de competições, precisamos desse estímulo mais forte para tentar suprir o que nos faltou. Talvez assim, mais mulheres descubram que gostam de poker ou descubram que estudar o jogo pode realmente fazê-las ganhar dinheiro. Que o poker também é uma profissão! Ou apenas descubram outra forma de se divertirem, e tudo bem! Mulher também pode se divertir jogando!
Finalizo esse post com essa foto de um ensaio que fiz com o tema Poker para dizer que Poker também pode ser arte! E arte, mulheres fazem muito bem! A arte do blefe, a arte da "poker face". Uma mulher em uma mesa de poker pode intimidar bem mais que muito homem por aí... e há beleza nisso também. E vantagens rs. Que aprendamos a encontrar e refinar nossas habilidades e jogar com isso para sermos cada dia melhores!
(no momento da foto não era um jogo de verdade e todos os elementos são apenas simbólicos, inclusive o charuto rs)
vi no seu perfil que você é psicóloga, como você utiliza a sua formação no poker?