Sobre as práticas antiéticas dentro do poker

    Após as recentes polêmicas envolvendo golpes dentro do Poker, surgiu também discussões sobre roubos "velados" que vêm acontecendo há anos e ninguém noticia, ninguém faz nada realmente efetivo. O famoso: ghost. O famoso site, GG Poker, por exemplo, vem tentando implementar medidas para que essas práticas sejam cada dia mais difíceis de serem feitas, porém, o controle disso é muito complicado. No final das contas, o que pode ajudar a resolver o problema é a ética das pessoas e as informações que elas conseguem acessar.

    Contando um poco do meu início: quando eu comecei no poker as informações que chegavam até mim eram unilaterais e vagas. Por exemplo: eu tinha uma ideia errônea de que ghost era uma prática normal e que era aceita em consenso entre os times. Na minha cabeça, por se tratar de um time, um grupo, eles poderiam jogar juntos e fazer esse tipo de coisa. Somente depois, quando comecei a jogar profissionalmente, que entendi que, na verdade, isso é roubo. Poker é um jogo individual e é assim que deve ser jogado.

    Recordar isso, me fez pensar, que na minha ignorância, eu não via maldade nessa prática. O hábito de "tirar vantagem" de uma situação se tornou tão rotineiro no nosso cotidiano, que às vezes nem percebemos que aquilo é errado. Nós aprendemos, culturalmente,  a corrupção. Todo mundo bate no peito para dizer que se fosse ele lá no congresso, não roubaria. Mas pega ghost no time, ou estaciona na vaga de idoso, ou fura fila, ou qualquer outra coisa que seja considerado antiético.

    Pois bem, então o problema disso tudo é estrutural. Cultural.

    Quando comecei no poker, me falaram que seria como iniciar uma nova faculdade. E de fato, foi. Hoje percebo que aprendi várias coisas e desconstruí muitas outras. Mas precisei percorrer diversos caminhos para isso. Mas pergunto a vocês: uma pessoa que decide ser profissional e entra em um time que tem essa conduta, a primeira impressão que ela tem sobre o tema é que é normal. E ainda, se é contra a prática, pode ser até mandada embora por não seguir as regras do time. Como ela vai entender, então, que aquilo é errado?

    O que eu quero dizer é que para que sejamos levados a sério, precisamos construir portas de entradas mais eficazes, claras e éticas. Na faculdade de Psicologia, por exemplo, temos uma matéria exclusiva sobre ética. E se você quer ser um profissional respeitado, você precisa seguir tudo aquilo que é dito. No Poker, deveria ser a mesma coisa. Os primeiros a dar o exemplo de FAIR PLAY deveriam ser os próprios times, a porta de entrada dos jogadores profissionais! Se eles não fazem isso, como vamos trabalhar a estrutura dos jogadores de Poker? Como vamos construir uma profissão séria?

    Infelizmente, vivemos em uma "selva" em que isso, na maioria das vezes, não é levado em consideração. O que importa é somente o lucro. E nós, que sempre falamos de longo prazo, não enxergamos que para conquistarmos espaço no futuro, precisamos falar sobre isso e virar exemplo. Precisamos construir fontes de informação e tomar as medidas cabíveis.


    Com esse texto não estou dizendo que sempre fiz o certo. Que nunca furei uma fila ou que nunca passei um sinal vermelho... não serei hipócrita. Mas estou dizendo que eu ainda estou aprendendo o que é o certo e que quanto mais falarmos sobre isso, mais pessoas vão aprender e passar adiante o que é aprendido. Para que algo mude a estrutura, precisa ser repetido, repetido e repetido. Até virar o novo normal. E assim seguimos tentando melhorar a cada dia.

Avaliar o blog:
1
Oi, eu sou AmandaKALM. Aspirante a Streamer e atualmente jogo Poker profissionalmente para o Midas Poker Team ♕ Sou formada em Psicologia, mas hoje estou focada somente no Poker e suas nuances. Espero poder compartilhar minha trajetória com vocês por aqui!
Comentários (2)

Olá Amanda, Polêmica em, rss acho que o principal problema nisso tudo é o fato que o profissional que pega ghost não evolui corretamente e vai ser sempre deficitário quando chega na parte mais importante do jogo que são as retas finais, acredito que evoluímos muito mais quando enfrentamos nossas maiores dificuldades, a reta em si tem muita pressão envolvida, muito cálculo de ICM e é a parte mais crítica do torneio, se o profissional não tem essa experiência e não gera suas dúvidas e corre atrás para resolver e entender o spot ele vai ser sempre mediano e nunca vai sair da base. GLL Sempre! 

0 respostas

Isso me lembra 2 golpes que levei na venda de USD... é triste saber que existe essas coisas no meio do poker.

0 respostas
Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.