Como você equilibra a rotina do poker com sua vida social?
Hoje fiz uma "call" com minhas amigas e depois de conversar com elas fiquei refletindo sobre a vida. A nossa vida mudou completamente de uns anos pra cá. Cada uma foi morar em uma cidade e é um desafio "cuidar" das amizade depois disso.
Claro que chegamos a um ponto que a distância e o tempo não afetam mais o nosso sentimento. Porém, se deixarmos a rotina nos sucumbir, podemos passar semanas sem conversar, não porque perdemos o interesse uma na outra, mas porque a vida vai acontecendo e quando paramos para ver já passou um mês. Isso não é difícil de acontecer.
Por exemplo, uma das minha amigas ainda está na mesma cidade que eu e estamos mais de um mês combinando de combinar um encontro rs. Mas porque eu estou falando isso aqui? Em um blog de Poker? Porque a rotina do jogador de poker é complicada. Um happy hour? Isso não existe na nossa profissão. Enquanto as pessoas estão saindo dos seus trabalhos às 17h, 18h e indo ali "tomar uma", nós estamos pegando ITM no Bounty Builder $11 🤣 . Em um Domingo, nossos amigos estão indo para a praça tomar um sorvete e nós? Grindando. É uma rotina muito difícil de conciliar com o "horário comercial". E aí, muitas vezes perdemos momentos em que a maioria das pessoas estão disponíveis.
No meu caso, eu namoro uma pessoa que também joga poker, então, pelo menos nesse âmbito nós conseguimos fazer nossa própria rotina. Porém, o que acaba acontecendo algumas vezes é que depois de uma semana tão cansativa, nem temos energia para socializar direito em uma sexta ou sábado (que é os dias que folgamos) e aí preferimos descansar. E isso, pode acarretar em uma introversão. Não que ser introvertido seja uma característica ruim, porém, se for algo exacerbado, pode ocorrer um tipo de isolamento social que pode ser prejudicial a longo prazo, já que interações sociais são muito importantes para a nossa saúde mental e para o nosso repertório simbólico.
Agora, um pouquinho de psicologia: repertório simbólico, em palavras simples, é quando aprendemos e descobrimos coisas diferentes das que já sabíamos. Ou seja, quando você interage com outras pessoas e elas te dão novas informações ou despertam novos interesses em você - e você acaba pesquisando mais daquela coisa por isso, você está aumentando o seu repertório simbólico. E com isso, você conseguirá fazer novas associações mentais que sem essa interação não seria possível. E de certa forma, isso te deixa mais inteligente, já que o seu conhecimento sobre as coisas está sendo expandido.
Um exemplo prático: uma pessoa que nasceu em uma família mais humilde e não teve acesso a tecnologias, como internet e televisão, terá menos material simbólico - nesse assunto - do que uma pessoa que sempre teve acesso a essas coisas e aprendeu isso. Se alguém chega e ensina como acessar essas tecnologias para essas pessoas, elas irão aumentar o seu material simbólico.
Isso é um exemplo muito superficial, mas é só para vocês entenderem a necessidade das interações sociais. Que vão às informações simples sobre tecnologias aos conhecimentos e experiências complexas da vida.
Algumas vezes as pessoas aprendem, por exemplo, que o certo é seguir uma rotina regrada sem estripulias e bastante conservadora. Mas aí, ela conhece Fulano, que segue uma rotina muito mais leve e prática e troca ideia com a pessoa sobre o assunto e aí descobre outra forma de viver, outra forma de experimentar a vida. Forma essa, que ela nunca nem imaginaria se não expandisse o seu ciclo social.
Eu poderia dar muitos exemplos aqui para mostrar para vocês sobre a importância da interação social, já que somos seres sociais. Porém, esse blog ficaria muito extenso. Mas caso vocês queiram que eu fale mais sobre esses aspectos da psicologia é só comentar que eu tento falar sobre isso nos próximos blogs também.
Enfim, dei essa volta toda nesse assunto porque quero aumentar meu repertório simbólico e entender "Como vocês equilibram a rotina do poker com a vida social?". Qual a ordem de prioridade na sua rotina para isso? Como não deixar a rotina nos engolir e assim, descobrirmos outros prazeres na vida?
São perguntas difíceis de responder, mas sei que este blog é um ótimo lugar para isso, mesmo que online. Aqui podemos nos ajudar e construir uma comunidade mais saudável que presta atenção nessas nuances. Que presta atenção na saúde mental e em todas essas coisas que falamos aqui. Já que, no final das contas, é tudo muito enriquecedor para nossa mente.
No próximo blog posso voltar com possíveis soluções para esses impasses na nossa vida. E aí? Querem falar um pouquinho mais sobre isso?
(foto de um encontro online com as minhas amigas, no qual tentamos contornar, com muito carinho, todos os caminhos diferentes que a vida de cada uma tomou) - somos nós que fazemos qualquer coisa ser possível -









E aí Amanda td certo?
Como passamos muito tempo em casa grindando, eu gosto sempre de dar uma volta na rua pela manhã, normalmente vou caminhar na praia já que moro bem pertihno... E existem algumas relações sociais mais distantes, tipo aquela pessoa que caminha sempre no mesmo horario que voce e voces trocam um bom dia, e existem outras interações como o amigo que vc encontra ao acaso nesses passeios...
Fora isso semanalmente aqui onde moro tem a " Batalha do Norte " que é uma batalha de rima, onde frequento toda sexta, equilibro isso com um grind mais leve na sexta, e depois vou pra lá conversar com os amigos nos reunir, tomar uma gelada ou um vinho vez ou outra...
Também gosto de vez ou outra quando tenho oportunidade de jogar os torneios prensenciais aaqui em Floripa, também é um jeito de sair um pouco das telas o/ o/
É essencial ter uma rotina fora do poker na minha opinião! Fazer coisas e ter amigos também fora do ambiente do poker .