Por onde começar no poker? MTT ou Sit n Go?

Olá queridos leitores, eis-me aqui novamente para escrever um pouco para vocês sobre os meus pontos de vista de carreira!

Convido todos que não me conhecem a ler meus textos anteriores, é só descer esta página até o final que você terá acesso a tudo que já escrevi aqui 😃

O post de hoje não tinha como ser diferente, já que minha ideia é esclarecer pontos que eu gostaria que tivessem falado para mim lá no início da minha carreira. 

Por onde devo começar no poker? Jogando direto os MTT’s ou é melhor começar pelos Sit n Go’s?

Bom, assim como muitas respostas no poker: depende! Hahaha, mas depende de quê?

Eu diria que há um fator principal dentre todos os pontos que pode te fazer determinar por qual começar: O TEMPO!

É muito comum que jogadores que estão iniciando sua carreira no poker agora tenham outra profissão, e irão se dedicar ao poker em um tempo reduzido, quando comparado a um player que não tem outra profissão paralela. Sendo assim, para você eu diria: comece pelos sit’s. 

Eu mesma comecei pelos sit n go’s e fiz uma migração para os mtt’s assim que entrei no 4bet em 2019. 

Mas, quais seriam as vantagens de começar por eles?

  1. Gestão de tempo: os sit’s normalmente tem uma determinada faixa de duração previsível. Você sabe que entre X e Y de tempo, é bem provável que aquele “torneio” terá acabado. Isso não acontece no mtt. 
  2. Aprender a jogar reta final: é fato que os sit n go’s acontecem uma dinâmica de ICM presure muito maior que um mtt, visto que para chegar na fase do ITM leva muito mais tempo. Sendo assim, você se habitua com retas finais mais rápido, aprende conceitos de ICM e os pratica com mais constância.
  3. Variância menor: justamente por serem torneios de determinados números de pessoa, normalmente os sit n go’s são massivamente formados entre 9 a 50 pessoas (salvo engano algumas exceções), portanto, a variância é menor. Porém lembre-se que torneios de variância menor significam menores premiações. Ou seja, o big hit não virá em mesas de sit n go. 
  4. Gestão de bankroll: justamente por sua variância ser menor, você acaba tendo uma maior previsibilidade de lucros (sabendo o seu ROI estimado), e com isso obtém uma gestão de bank mais sólida e previsível.

Porém, como nem tudo são flores, preciso deixar claro que caso você tenha TEMPO disponível para se dedicar aos mtts, comece por eles, pois existem SIM os contras de começar pelos sit n gos:

  1. Acomodação: você pode se sentir na comfort zone muito rápido, e isso pode afetar diretamente sua migração futura para os mtt’s, uma vez que são torneios com estruturas diferentes 
  2. Não tem big hit: como falei anteriormente, aquela premiação dos sonhos não vira dos sit n go’s
  3. Estrutura de blinds e adaptação de stacks: como os sit’s são torneios curtos e rápidos, poucas vezes você terá que trabalhar com uma quantidade de blinds muito grande, sendo assim, na migração para os mtt’s você pode encontrar dificuldade no jogo deep
  4. Dificuldade em jogar torneios PKO e Mistery Bounty: hoje, eu diria, que 70% da grade de um jogador profissional é composta de torneios knockout, o que de uma maneira geral, não temos nos sit’s. Esta adaptação pode ser difícil pela falta de prática, já que são estruturas com formas de jogar completamente diferentes.


Resumo da história: depende, MESMO, e principalmente do seu tempo hoje, para que você tome a sua decisão. Acredito que o tempo será o fator determinante, e a partir dele você poderá medir seus prós e contras!

Vejo vocês amanhã no próximo post!

beijinhos, Carla. 

Avaliar o blog:
3
Jogadora profissional de poker há 5 anos, com mais de R$1 MILHÃO de LUCROS acumulados somente no poker online, e streamer oficial do KKPoker Brasil há 2 anos. Dona do canal www.twitch.tv/nodramalhama, compartilho minha rotina de grind e minhas conquistas na carreira 5x por semana na roxinha! Bora lá?
Comentários (6)

Você prefere jogar torneios com blinds mais longos ou mais curtos? Quais são as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas estruturas?

1 respostas

Minha preferência: torneios knockout, entrando com mais de 100 blinds. Pensando única e exclusivamente em ev (valor esperado). 

A vantagem mais clara de entrar deep (com mais blinds) é ter maior jogabilidade e tirar mais fichas de jogadores piores que você. Contudo, você também se coloca em situações mais difíceis, com mais blinds envolvidos, e que necessitam de mais estudo. 

Concordo com tudo que vc disse, mas acho que falando de poker per se, pensando numa carreira nos MTT's os sit n go's são fundamentais para o jogador de micro stakes se habituar com todos os estágios de um torneio mais longo, pois jogando sit n go vai conseguir volumar mais por uma fração do dinheiro que gastaria em MTT's, e também controlar melhor os aspectos psicológicos envolvidos no jogo (pressão de reta final, pressão de ICM, etc), podendo, assim, migrar pros MTT's e dar tiros neles mesmo enquanto ainda joga os sits 

1 respostas

Ótimos pontos, mas devemos lembrar que as estruturas dos torneios são diferentes. Então esses "estágios" do torneio são um pouco diferentes dos mtts, as dinâmicas mudam um pouco. Mas você trouxe ótimos argumentos!

Carla, e você, começou por onde?

1 respostas

Oie Larissa 🥰 boa pergunta! Eu comecei pelos sit n gos, porque na minha época eu trabalhava como professora universitária, e tinha um tempo limitado!

Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.