As dores e delícias da minha maior downswing: 40k down!

Oi gente, eu não disse que voltava para falar sobre a maior downswing da minha carreira?

Esta história que vou contar hoje aconteceu no ano passado. Mas a minha ideia aqui hoje não ficar dissecando meu gráfico e trazendo visões matemáticas sobre a minha maior downswing. 

Hoje vou trazer aspectos psicológicos e comportamentais que me fizeram ENTRAR na downswing e que me fizeram SAIR da downswing. Bora?

Se você ainda não me conhece, aqui você pode saber tudo sobre mim e a minha carreira!

Entrar em uma downswing nunca é um momento prazeroso, se dar conta de que está afundando o gráfico é péssimo e se você não tiver domínio emocional e comportamental sobre a situação, isso pode levar sua carreira para o buraco em meses. Porém, não importa se você é um jogador profissional ou recreativo, TODOS os jogadores irão passar pelos momentos downswing, querendo ou não. 

Tudo começa com um dia ruim de grind, mas você descansa e pensa: "ah, amanhã vai ser diferente", o amanhã chega e o grind continua muito difícil, passam dias, semanas e você percebe que suas sessions estão tenebrosas, você já senta para grindar desanimado, não tem vontade de estudar, afinal de contas: "não vai adiantar, porque os fishes sempre vão acertar 2 outs contra você", e quando você se dá conta, ta lá, 500, 800, 1000 buy ins down. 

E aí Nanas, o que fazer? Bom, no meu caso, minha maior downswing em tempo e em valor, aconteceu de dezembro/22 a julho/23. eu hoje enxergo alguns aspectos cruciais que pioraram MUITO a minha performance durante este período, o que agravou muito a variância natural do jogo. Essa down poderia ser menor, por menos tempo, dentre tantas outras coisas, mas os motivos que fizeram com que ela durasse tanto foram:

  • Obviamente, a natureza do jogo;
  • Excesso de confiança, eu passei em 2022 o MELHOR ano da minha carreira, fiz mais de 150 mil dólares de lucro, e isso minou minha confiança, me fez achar que eu era melhor do que de fato eu era;
  • Subida de ABI, justamente por ter vindo de um ano tão bom, meus backers me incentivaram a subir o ABI de $30 para $50; 
  • E por fim, eu estava grávida durante todo este período, e por motivos óbvios todo o meu corpo estava gastando energia para produzir um outro ser humano, era quase que impossível esperar uma super performance. Hormônios completamente desregulados, muito cansaço, e por aí vai.

Este conjunto de fatores fez com que minha downswing viesse com força, e eu fiquei nesta bola de neve por quase 8 meses! Inclusive, durante essa fase eu gravei este vídeo aqui.

Porém hoje, tudo isso já passou, esse down ficou no meu passado e eu "busquei" ela, eu a eliminei, em apenas 3 semanas. E justamente por ter sido tão rápido é que eu quero trazer os pontos chaves da minha virada para sair do ferro e conseguir voltar a ganhar.

Isto que estou falando não é garantia de que se você fizer você também sairá da downswing rápido, mas acredito que são pontos fundamentais para que você consiga seguir em uma carreira consistente passando por diversos altos e baixos:

  • Humildade em reconhecer suas falhas:

Eu precisei, em um certo momento, olhar com humildade para o meu gráfico, reconhecer meus erros, aceitar a opinião de pessoas que entendem mais do jogo do que eu. Pedi ajuda para meus instrutores, tive reuniões, debates, análises de stats, reconheci que eu havia perdido o controle daquela situação e me dispus a ouvir o que eu precisava ajustar para melhorar. 

  • Um torneio não te define (nem mil):

O jogo em si não tem nada a ver com quem você é enquanto pessoa, perder uma mão para aquela "reg levereiro" não te faz pior, nem melhor, na verdade não te faz nada. O jogo é jogado mão a mão, se você ganhar ele você não passa a ser superior, assim como se perder você também não se torna inferior. Ganhar no poker é consequência de um processo longo e demorado de dedicação total. 

  • Você não é tão bom quanto você pensa, e ninguém te deve nada por isso:

Pois é, duro né? Mas é importante, mais uma vez, ter humildade em olhar com cautela para suas decisões. As coisas não se resolvem no "braço", é preciso labor, é preciso buscar a melhoria, muitas vezes não somos aquilo que pensamos que somos, e é justamente por isso que você precisa seguir a próxima dica. 

  • Você PRECISA estudar:

Você pode ser a pessoa mais talentosa para o poker, mas se esse talento encontrar com o estudo, você se tornará imbatível. Você precisa estudar, principalmente durante a downswing, por mais que você esteja desmotivado para isso. O estudo traz confiança na tomada de decisão, você faz o que precisa ser feito porque há base teórica para isso, e pronto. Não importa mais o resultado, você está fazendo o que precisa. 

  • Respeite a natureza do jogo:

Não dá para fugir dela, por mais que você queira, e somente o volume somado a dedicação que irá fazer ela ir embora. Não fuja da mesa, do computador, dos estudos, busque ser melhor a cada dia, os resultados voltarão a aparecer no longo prazo. 


No vídeo também dei mais algumas dicas extras, que espero que ajudem vocês!

Vejo vocês na semana que vem, 

Gl jogadores! 🤩

Avaliar o blog:
11
Jogadora profissional de poker há 5 anos, com mais de R$1 MILHÃO de LUCROS acumulados somente no poker online, e streamer oficial do KKPoker Brasil há 2 anos. Dona do canal www.twitch.tv/nodramalhama, compartilho minha rotina de grind e minhas conquistas na carreira 5x por semana na roxinha! Bora lá?
Comentários (4)

Um ciclo que ja passou e tu vai dar a voltar por cima, pra cima Campeã! Gl Nana

1 respostas

Obrigada Tulio, tmj nessa meu querido! 😃

Vai dar tudo certo! 

1 respostas

Esse relato foi do ano passado, ainda bem que teve um final feliz! rs

Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.