Cooler no poker
Cooler é uma situação no poker quando você recebe cartas fortes, mas no decorrer do jogo você perde para um oponente cujas cartas se revelaram mais fortes que as suas.
Considerando as situações de cooler no pré-flop
A forma mais comum de coolers é o choque de mãos como ases versus reis. Existem muitos exemplos em que o jogo não tem êxito para um dos participantes. A principal característica de tais situações é que ambos os jogadores de poker agem corretamente ao fazer all-in no pré-flop. Caso você não tenha muitas fichas (torneios, Sit & Go, Spin & Go), não precisa de uma mão extremamente forte para enfrentar o que é mais legal. Nessas situações, até o confronto AQ x JJ pode ser chamado de cooler. Como regra, quanto menos jogadores estiverem em uma determinada mão e menor o tamanho do stack, então as mãos nas quais o termo "cooler" pode ser aplicado podem ser mais fracas.
Situações de cooler no pós-flop
É difícil definir quais mãos pertencem aos coolers e quais são simplesmente perdedoras e podem ser evitadas aplicando a estratégia de jogo ideal. Também geralmente acontece que uma mão muito forte perde para outra mão muito forte. Isso inclui situações em que um trio perde para um trio maior, um nut flush perde para um straight flush e um full house perde para uma quadra. Como o jogo no flop, turn e river já fornece informações suficientes, há uma pequena chance de alguém desistir de uma mão mais fraca, que é forte por si só.
Existem casos estranhos em que bons jogadores fazem fold em situações de cooler (principalmente contra adversários previsíveis em situações especiais). Fazer fold dessas cartas é considerado um grande erro, porque essas são as mãos nas quais você ganha dinheiro. Soltar trios e flushes é a pior idéia no Hold'em.
Como lidar com o cooler?
As mãos cooler geralmente levam os grandes bancos e podem mudar o jogo. Se perdermos um grande pote no torneio por causa de um cooler, geralmente significa que estamos quase fatalmente "feridos" e rolando direto para baixo. Em vez disso, você precisa esquecer essas mãos, porque é impossível aprender com essas situações. Como não podemos evitar esses casos, você não deve gastar tempo analisando-os.
É seguro dizer que os coolers não têm absolutamente nenhuma relação com o profissionalismo. De fato, um jogador comum não consegue lidar com um certo estado de coisas sem emoções. Um vencedor geralmente fica com euforia e o perdedor se inclina e começa a jogar pior ou simplesmente sai do torneio.
Dada a natureza das situações inevitáveis, a posição dos jogadores é simétrica. Isso significa que não importa quem ganha em um determinado momento, você não pode jogar uma mão bem ou mal, pois as cartas jogam por si mesmas. Ambos os jogadores são vítimas da situação de cooler e apenas o sortudo ganha o pote.
A linha inferior: coolers aconteceram, acontecem e sempre acontecerão no poker. No futuro, se somos reféns ou vencedores das situações de cooler, tudo se estabilizará, pois não podemos influenciar o curso dos eventos. A melhor coisa que você pode fazer é tratá-los com a maior calma possível.
Coolers em diferentes jogos de poker
Os coolers aumentam a dispersão; portanto, você precisa ter um tamanho apropriado de uma banca para sobreviver às hesitações, pois elas causam uma jogada ruim.
No Pot Limit Omaha, os coolers são um fenômeno muito comum devido a um grande número de combinações possíveis; portanto, a variação é bastante alta lá. No Stud Hi / Lo, os coolers são menos comuns devido às combinações serem limitadas e uma característica do pote a ser dividida - como resultado, a variação não é tão grande.
A capacidade de lidar com os coolers (e em geral a variação), bem como a compreensão da natureza dos coolers, é a principal chave para o sucesso no jogo.