Bolha no poker
A Bolha (bubble) é uma fase final dos torneios (MTT ou SNG) quando o próximo participante a sair do jogo se torna o último a não receber o prêmio em dinheiro, enquanto os demais jogadores continuam a competir pela parte do prêmio. Por exemplo, há 16 participantes restantes no jogo e apenas 15 pessoas podem ganhar dinheiro, ou seja, o número de jogadores é maior do que os pontos do prêmio. Nesse caso, esse é o estágio bolha.
A expressão "rebentado na bolha" é relevante para o participante que se elimina por último antes de entrar na zona de premiação. O próprio jogador é chamado de "garoto bolha", ou seja, aquele que termina a competição à beira de entrar na zona de prêmios e não recebe nenhum dinheiro.
Quando um torneio se aproxima dessa fase, os jogadores de pôquer começam a jogar apertado, pois não querem eliminar a competição e não recebem nada. Frequentemente, jogadores agressivos usam essa situação e roubam muitos potes; portanto, para evitar tais situações, é necessário aplicar uma estratégia competente durante todo o jogo, especialmente antes da fase da bolha.
A expressão "bolha de dinheiro"
"Bolha de dinheiro" também significa o período em que o participante sai do jogo e não recebe nada, ou seja, recebe uma bolha. Por via de regra, o jogo diminui antes do estágio da bolha, pois todo mundo quer ganhar dinheiro.
Fator bolha
O fator bolha é a diferença entre suas probabilidades em fichas e chances em dinheiro. Em outras palavras, é a proporção entre as fichas recebidas e as perdidas. Este termo se aplica apenas aos jogos do torneio. Se o fator bolha for igual a 1, ao perder dez fichas, você perde a quantidade tanto quanto a ganharia se ganhasse.
Se o fator de bolha for igual a 1,2, no caso de perder doze fichas, você perderá o mesmo patrimônio que poderia obter ao ganhar dez fichas. Nos torneios em que todo o prêmio em dinheiro é recebido por um jogador, o fator bolha é igual a 1 e o valor da ficha é igual à quantia que você pagou por ela.
Como calcular o multiplicador de bolhas: % do patrimônio líquido perdido (no caso de você perder o all-in) é dividido por % do patrimônio líquido ganho (no caso de ganhar o all-in).