aprendendo a lidar com o TILT

No poker todo mundo leva bad beat, mas nem todo mundo reage da mesma maneira. 

Vou me usar como exemplo. O primeiro ano que vivi intensamente o poker online eu não lidava bem com tomar bads ou ter sessões ruins (que sabemos que são a maioria dos dias de quem grinda MTT). Eu socava a mesa, quebrava mouses, descontava minha raiva e minha frustração nas  pessoas próximas, meus dias para serem bons dependiam do resultado das minhas sessões de poker. Naquela época eu tinha uma pressão financeira enorme, jogando micro e sem poder sair de casa por causa da pandemia, é um cenário extremamente extressante e eu nem sei como consegui passar por isso.

Além de buscar conversar com jogadores mais experientes que já viviam esse processo a mais tempo, também busquei ajuda psicológica e psiquiátrica (eu gosto de citar isso porque as vezes o problema com o tilt pode ter algum outro agravante externo, como no meu caso era um transtorno de ansiedade).

Eu lembro também de ter lido um livro que me ajudou a entender sobre a natureza do jogo "O Andar do Bêbado", que fala sobre como o acaso influencia nossas vidas e como a mente humana pode ser enganada por padrões aleatórios. Esse livro fala  sobre como a sorte ou a aleatoriedade impactam na vida das pessoas e o que é o poker se não um jogo de estratégia com um pouco (muito) de sorte?

                                                               

Eu ainda tilto hoje em dia, mas eu aprendi a controlar o meu tilt melhor. Se foi uma bad beat naquela mesa final que tiraria meu make up, eu xingo, me permito sentir aquela raiva, e depois coloco pensamentos racionais na minha cabeça. Acontece, da mesma maneira que eu já acertei 2 outs várias vezes durante a minha carreira agora eu tomei. Se fez a jogada certa, paciência! Hoje não deu certo mas logo vai dar.

Outro tipo de tilt que ainda acontece muito é o tiltar por jogar mal, mas na minha opnião ele é muito bom pra sua evolução pesoal, porque eu vou rever o spot e me proibo de errar novamente em uma situação parecida.

Depois de 5 anos convivendo e aprendendo com a variância do jogo, vou listar o que acho importante:

  1. Conversar com players mais experientes - ninguém nasce sabendo lidar com a perda de dinheiro que o poker traz, as vezes a gente só precisa desabafar.
  2. Reserva financeira -  é muito difícil no começo da carreira principalmente se você morar sozinho, mas é algo que precisa ser planejado porque isso muda muito a cabeça e te prepara para os períodos de down swing.
  3. Acompanhamento psicológico - saber lidar com seus problemas pessoais vai te ajudar a ter uma cabeça melhor pra jogar poker.
  4. Exercícios físicos - a endorfina liberada ao praticar um exercício físico que você goste vai te fazer se sentir melhor e trazer mais qualidade de vida.
  5. Estudo - saber o que você está fazendo em cada ação no jogo diminui seu tilt. Entender sobre a natureza do jogo, saber o que é variância, analisar suas stats, saber onde estão os principais erros que diminuem seu EV.
Avaliar o blog:
4
Brasil baakemi
Sem status
Jogadora profissional de poker e streamer
Sem comentários
Você será o primeiro a deixar um comentário
Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.