A importância do mental no poker

Muitas vezes me pego pensando o porque não consigo me acostumar a tomar 3 outs em uma reta final importante.. E aquele all in no flop quando temos 95% de equity vs a mão do vilão e tomamos um runner runner para cair do torneio mais caro do dia.. é dolorido né, principalmente quando criamos alguma expectativa, e como não criar? Se nós jogadores de MTT trabalhamos duro diariamente para chegar nessa situação (reta final) e colocar em pratica o que aprendemos até aqui.. Para trilhar o caminho da vitória como muitas vezes já fizemos, como não se decepcionar quando somos 1/12 de um torneio que começaram 2000 players e com uma sequência de suckouts e bad beats caimos na bolha da mesa final ? Será que somente entender a natureza do jogo basta para não ter mais esse sentimento ruim, que pode e faz com que tenhamos um desempenho pior?  Existe uma forma de hackear nosso cérebro e agir quase que sem sentimentos em uma sessão?



    Será que todo mundo reage da mesma forma e tilta pelos mesmos motivos? Obvio que não, nós mesmos passamos ao longo da carreira por momentos e dias bons e dias ruins, onde reagimos de formas diferentes a "bad beats" e situações que não podemos controlar..  - interessante falar essa frase, muito clichê nos dias de hoje.. Muito falada por "coachs" de variados assuntos.. " Focar somente no que podemos controlar" - Sim um pensamento muito clichê, mas parece fazer total sentido para todos nós, não só para o poker mas também para a vida.. Como pode eu, estar reclamando, contando para amigos e desabafando sobre a mão que eu perdi, do 1 out que tomei na mesa final, algo totalmente fora do meu controle, e ao mesmo tempo não controlar perfeitamente a dieta que a nutricionista me passou. Não conseguimos controlar direito o que é totalmente controlável e queremos ter controle sobre a aletoriedade do baralho, algo incontrolável, isso não é realmente muito estranho ? 
    Ainda sobre esse assunto de controlar o tilt, de focar somente no que controla. Algo que aprendi lendo um livro chamado "o jogo mental do poker II" o autor menciona algo que parece ajudar quando ficamos desolados em uma situação que não podemos controlar no poker. e uma dela é "injetar lógica" - quando injetamos lógica em nossos pensamentos, a razão começa a falar mais alto que a emoção, começamos a injetar lógica e paramos de pensar na bad e sim se a mão foi bem jogada, caso ela tenha sido, ok segue o jogo e partimos para outras, caso não tenha sido bem jogada, olha que sensacional, vamos aprender algo dessa mão e com o tempo, o que permanece não é a bad que tomou e sim o aprendizado para não errar novamente. Quem dera se fosse sempre facil assim né, mas injetar lógica e sempre uma grande forma de trocar a emoção pela razão e seguir performando bem no resto da sessão.. 


    Acho curioso o fato de que muitas vezes passamos por situações parecidas, mas reagimos de formas diferentes. Acredito que o estado em que nos colocamos nos permite a isso, somos seres humanos e quando não estamos bem, qualquer pequena adversidade parece ser muito maior do que realmente é. E quando estamos bem mentalmente e espiritualmente parece que nada nos abala, somos positivos e se cair ok, existem inumeras oportunidades, infinitas. Se sua sessão foi pavorosa, ok não é o fim do mundo hoje. O jogo continua amanhã e nos próximos dias e as oportunidades também. Creio que quando estamos passando por uma dowswing, os pensamentos negativos como "quanto vou perder hoje?", "será que nunca mais vou ganhar " e "como posso ter me tornado um jogador tão ruim?" tomam conta da nossa mente, e fica cada vez mais dificil performar bem.. Acredito que o mindset ideal é encontrar um equilibrio em que quando as coisas vão mal nem tudo está perdido, e quando vão bem não nos tornamos o melhor jogador do mundo, faz parte do processo, vitórias e derrotas, o que fica é o aprendizado e a forma que lidamos com essa montanha russa.. Conheço muitos casos de jogadores tecnicamente muito bons que performam mal durante muito tempo por ter um mindset abalado, por não saber reagir corretamente a um periodo dificil, uma dowswing ou um problema na vida off-poker.. Jogadores com o mental forte e tecnicamente medianos devem performar melhor que um jogador excelente tecnicamente, com um mental instável... Gostaria de conseguir mensurar o quão importante é o mental nesse jogo, mas de algo tenho certeza, é mais importante do que a maioria da pessoas pensam.. 

    OBS.: Não tenho a resposta para muitas perguntas que fiz aqui, se soubesse eu seria com certeza um jogador mais completo e uma pessoa melhor. Estou na eterna busca de me aprimorar, não só tecnicamente. mas mentalmente, e principalmente como pessoa. O poker imita a vida em muitas áreas, basta você fazer bom uso desse aprendizado e impactar positivamente a sua vida e das pessoas que você ama.. GL sempre 

Avaliar o blog:
5
Jogador profissional de poker Samba Poker Team - Streamer no canal twitch.tv/cartanapoker
Comentários (2)

Ola Cartana, gostei de pensar junto contigo em várias respostas. Mas como você disse cada um tem uma reação diferente e o controle da mente influencia nos resultados. O segredo pode ser, nunca parar de treinar a mente! 

0 respostas

Oi Larissa, eu acredito que sim, pelo menos pre grind tirar uns minutos para dar uma meditada e ja se preparar para o que pode vir acontecer, treinar a mente como você disse. Afinal, quase tudo é treino.. 

0 respostas
Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.