🔑 Tomada de Decisão no Poker: O que REALMENTE Importa

Muitas vezes, no poker, ficamos presos ao resultado imediato de uma jogada, a um perigoso VIÉS DE RETROSPECTO. Isso pode ser fatal pra sua carreira como jogador profissional.

O segredo está no processo de decisão, e não no resultado final
.

 ''Por que eu fui blefar aqui? O vilão pagou meu blefe e eu fui eliminado do torneio. Logo, eu não deveria ter blefado.''

Será? Nem sempre. O seu blefe pode ter sido a jogada correta e, ainda assim, não ter funcionado. Isso significa que, apesar do resultado adverso, você deveria sempre executar o mesmo blefe, no mesmo spot, futuramente.



É bastante comum no Poker que tomemos a decisão correta porém o resultado não seja o esperado. E também é comum que tomemos a decisão errada e o resultado seja positivo. Dessa forma, precisamos estar sempre alertas para não mudar nossa estratégia radicalmente simplesmente porque um bom blefe ou um bom call não funcionou no curto prazo.

Se no longo prazo a jogada for +ev (lucrativa) precisamos continuar executando ela, independente do resultado de uma mão.

Exemplo: digamos que o pote tenha 1k fichas no river e você aposta 1k, blefando. O vilão é weak, está super cappado e folda o spot mais de 80% das vezes - consequentemente, ele paga somente 20% das vezes e você perde. Sim, às vezes o resultado será negativo, porém... vale você tomar esse risco? Claro que sim. A longo prazo, matematicamente, você ganhará fichas tomando essa ação - portanto, você precisa ABSTRAIR as vezes que o vilão pagar e você perder o pote. O que importa, unicamente, é que a ação será +EV (terá um resultado esperado positivo no longo prazo).

Portanto, não se deixe influenciar por emoções como o medo e a ansiedade antes de executar sua estratégia ou logo após ter um resultado negativo. 

Avaliar o blog:
7
Jogador de Poker Profissional BR
Comentários (2)

Dahora o nome desse  " VIÉS DE RETROSPECTO " conhecia esse conceito com palavras diferentes... e ter consciência disso requer uma prática e esforço ativo de pensamento, muitas vezes durante o meio do grind, as jogadas ficam meio automáticas, e quanto mais nas retas finais quando já estou com menos telas, acontece de estar superfocado e "por conta disso ou daquilo que aconteceu" faço que nem vc falou, mudo completamente minha estratégia baseado em pouca informação... vou até anotar esse conceito e botar num post it aqui na frente o/ ! 

1 respostas

Às vezes fazemos uma jogada ruim e dá certo e as vezes uma jogada ótima e dá errado. A sabedoria está em saber identificar quando é um e quando é outro.

Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.