Teoria x Prática: a melhor maneira de aprender a jogar
Não sei como é a introdução das outras pessoas ao poker, mas imagino que para as que se tornam jogadoras, de fato, este primeiro contato é sucedido por um estudo.
Seja com vídeos, livros ou até mesmo outros jogadores, mas é quase impossível jogar poker sem estudar o mínimo.
De todo modo, em outro cenário, passado esse primeiro encanto, você já decorou as sequências de mãos no jogo, etc., como proceder? É melhor só jogar ou só estudar?
A resposta é simples: é necessário haver uma mescla entre ambos e é sobre isso que falarei a seguir. Se quiserem compartilhar como foi o início de vocês também, compartilha com a gente nos comentários!
--------------------------------
Estudo x Prática x Prática
Acompanhem o raciocínio. Esta fórmula do título, é uma ilustração do que eu fiz quando comecei a jogar.
Assim mesmo, eu estudei um pouco, entendi o básico e torei de jogar e só fiquei jogando.
Obviamente, só perdi dinheiro e se ganhei alguma coisa foi muito na inocência.
A prática é indispensável para a evolução. Afinal, tem muita coisa que você pode saber em teoria, mas nem todo mundo consegue foldar um par de AA pensando em ICM e acaba bolhando porque não colocou em prática algo que ele já sabia que não era pra fazer.
Portanto, é um consenso que a prática é tão importante quanto a teoria. Mas a prática desorientada é como jogar poker por brincadeira, e tudo bem se você está nesse momento também.
---------------------------
Prática x Estudo x Prática
Cheguei em um determinado momento no qual quis levar o jogo mais a sério e decidi que ia estudar.
Sempre gostei muito de jogar, mas no meio da prática, eu passei a introduzir a teoria.
Assim, fui estudando e colocando em prática o que estava vendo. Entendendo melhor o que é odds, EV, leitura de oponente, etc..
Isso claramente elevou o patamar do meu jogo e me levou a ficar um tempo aplicando a próxima fórmula.
--------------------
Estudo x Prática x Estudo
Neste momento eu não apenas estava aplicando o que estudava, eu também passei a estudar o que estava jogando para ver se era compatível com o que aprendi.
Isso inclui fazer revisão de torneios, ser mais crítico com erros básicos como limp ou pouca agressividade, entre outros pontos.
Dessa forma, lapidei mais o meu jogo e entendi que esta é realmente uma fórmula eficaz.
Claro que não cheguei a isso sozinho. Vi, por exemplo, jogadores que ensinavam a importância de revisar torneios, e achava besteira. Até o momento que fiz uma revisão e notei como ajudava a identificar principalmente erros ou ótimas leituras, o que dá mais confiança e reforça aprendizados.
------------------
Atualmente estou estudando pouco e jogando menos. No entanto, tenho meus momentos no ano em que tenho uma dedicação maior.
Espero, nos próximos anos, estabelecer uma rotina mais consistente de aprendizado e prática, pois, faz realmente diferença estar jogando um poker estudado, daquele poker reciclado, com os conhecimentos de 10 anos atrás kkk.
E você? Considera que está como atualmente?









Boa F3TA, conheço jogadores que pela prática de anos, inclusive eu joga muito mais do que estuda, e é lucrativos, mais o estudo é tudo, leio livros de Poker, é uma maneira clara de eu entender mais do jogo, Belo post
Entendo total! Penso nisso também. Querendo ou não, a prática diária ali, pegar um AA 10, 100, 1000 vezes, por exemplo, vai te ensinar tanto sobre como jogar um AA quanto apenas ler, ver vídeos e estudar a teoria, né?
Exatamente, vai ter muitas e muitas texturas que nós vamos ter que decidir por contra própria o que não vimos em aulas, e sim pela experiência de anos no Poker. Leaks todos cometem e ao longo do tempo isso vai se ajustando. tmj F3TA
Eu comecei a jogar com amigos da Universidade. Faziamos HGs nos fins de semana,porém não da minha parte havia intuito de estudar sobre o jogo neste momento. Fiz a minha 1° conta Online em 2015 no 888Poker. Pelo menos no grupo de amigos que começamos a jogar,não existia planos de estudos,apenas era mais uma forma de confraternizar e desopilar após uma semana de aulas. Apenas nos últimos quatro anos que venho com intuíto de progredir neste esporte que amamos.
Eu sinto que o poker tem muito disso também, né? Você tem um primeiro contato, aí você fica um tempo jogando e (para alguns), vem aquela vontade de se aprofundar e toda essa aventura de descobrir tudo o que há por trás de algumas cartas, posições e fichas.