Straight (sequência) no pôquer

Straight

Aqueles que estão aprendendo a jogar pôquer, devem compreender a força e o significado de cada combinação que um jogador ou seu oponente pode fazer. Esta questão é de grande importância, e hoje vamos falar sobre uma combinação que é chamada de straight em inglês ou sequência em português, sua especificidade e seu lugar no ranking de poker hands.

O que é o straight (sequência)?

O straight no pôquer é uma combinação de cinco cartas sem lacunas de naipes diferentes dispostas em ordem crescente. Aqui estão alguns exemplos da reta:

  • A♥ 2♦ 3♠ 4♥ 5♣;
  • 7♥ 8♥ 9♦ T♣ J♠;
  • 10♥ J♠ Q♥ K♠ A♦.

Dito isso, uma condição importante deve ser atendida: pelo menos uma carta nesta sequência deve ser de um naipe diferente. Se todas as cinco cartas tiverem o mesmo naipe, então será uma combinação diferente e muito mais forte, conhecida como "straight flush".

Straight flush no poker

O straight não é a mão mais forte no pôquer, mas você pode acertá-la com muito mais frequência (1 em 254 mãos) do que flush ou full house, então as chances de ganhar com essa combinação são bastante altas. Em termos de força, o straight vence um par, dois pares e uma trinca, mas perde para qualquer flush e superior.

Apesar do princípio para fazer uma sequência ser simples, os jogadores novatos nem sempre entendem exatamente como coletar essa mão e como o vencedor é determinado ao comparar duas sequências.

Como fazer um straight

O straight no texas hold'em, a forma mais popular de pôquer, pode ser montado de três maneiras, dependendo de quantas cartas um jogador usa para formar a mão dada.

  • Duas cartas de bolso + três cartas comunitárias

O jogador deve usar duas cartas de bolso e três cartas da mesa. Por exemplo, o jogador adiciona rei e rainha (cartas de bolso) ao valete, nove e dez (cartas do tabuleiro).

  • Uma carta de bolso + quatro cartas comunitárias

O jogador usa apenas uma de suas cartas de bolso e quatro cartas da mesa para obter um straight. Por exemplo, o jogador adiciona dez (carta de bolso) à rainha, valete, nove e oito (cartas do tabuleiro).

  • Sem usar as cartas de bolso, somente as 5 cartas da mesa

Esta situação ocorre quando um straight feito já está na mesa, e suas cartas não podem ajudá-lo a fazer um straight mais alto. Nesse caso, você precisa entender se seus oponentes podem ter uma combinação melhor. Se isso não for possível, eles também usam as cartas da mesa e o valor no pote é geralmente dividido.

Em outros tipos de pôquer, alguns métodos de compilação descritos acima, não estão disponíveis. Por exemplo, no Omaha, um jogador deve usar 2 cartas de bolso para fazer uma mão. Portanto, apenas a segunda opção (2 cartas de bolso + 3 cartas da mesa) está disponível.

Qual straight é o mais alto?

Em uma situação em que dois ou mais jogadores conseguiram uma sequência, o vencedor é determinado da seguinte forma: as mãos dos jogadores são comparadas e o participante que tiver a carta mais alta da sequência leva o pote.

straight no poker

Para uma melhor compreensão, vamos considerar um exemplo:

  • Herói: 9♦J♦
  • Vilão: 9♥T♠
  • Tabuleiro: 5♦6♣7♥8♠T♦

Apesar do fato de ambos os jogadores terem feito um straight, você leva o pote porque sua carta do topo da mão é mais alta (J ♦ contra T ♠). Comparamos o seu J ♦ T ♦ 9 ♦ 8 ♠ 7 ♥ com o T ♠ 9 ♥ 8 ♠ 7 ♥ 6 ♣ do seu oponente. É assim que funciona a antiguidade dos straights no pôquer.

Importante! Vale lembrar que as cartas que você usa para fazer uma sequência, devem ser de naipes diferentes.

Se as cartas altas tiverem a mesma força, o pote é dividido igualmente entre os jogadores. No entanto, um detalhe deve ser levado em consideração: uma sequência com um Ás pode ser a combinação mais forte e a mais fraca.

Straight (sequência) com um Ás

Um Ás nem sempre é a carta mais alta ao fazer um straight; podendo ser a carta mais alta ou a mais baixa da combinação:

  • 10♠ J♥ Q♣ K♦ A♣ — a carta mais alta. 
  • A ♦ 2 ♠ 3 ♣ 4 ♥ 5 ♠ — a carta mais baixa.

A sequência mais baixa no pôquer é chamada de "wheel'' (roda), que é o straight que inclui a sequência do Ás ao cinco (A2345). Quando um Ás é colocado no início de uma mão, ele condicionalmente toma o lugar do 1. As chances de ganhar com uma sequência tão pequena são muito baixas. A sequência de Ás alta (10JQKA), por sua vez, é a variação mais forte desta mão.

straight mais baixa no pôquer

Straight draw e suas variações

No pôquer, os jogadores não tomam decisões com base apenas em uma mão feita, mas também em uma mão incompleta que tem o potencial de melhorar nas próximas rodadas. Tal mão é chamada de straight draw — uma combinação que carece de uma carta para ser uma mão feita. Por exemplo, 8910Q é um draw direto, já que o valete está faltando.

Você não pode ganhar com o straight draw, porque não tem poder e não conta como uma combinação completa de pôquer. No entanto, se um straight draw melhorar para um straight nas próximas rodadas, ele pode ganhar o pote.

  • Open-ended straight draw

Esta é uma das variações do straight draw que consiste em quatro cartas consecutivas. Uma carta é perdida no início ou no final da linha. Por exemplo, suas cartas são T-J e o flop vem 6-Q-K, então você precisa de 9 ou Ás para acertar uma sequência.

  • Gutshot straight draw

O Gutshot Straight também é um draw que tem uma lacuna no meio da linha de cartas consecutivas, e precisa de uma carta específica para melhorar para um straight. Por exemplo, suas cartas são 5-6 e o ​​flop vem K89. Portanto, para acertar uma sequência, você precisa de 7.

Também pode haver uma situação em que um jogador tenha duas cartas a menos para fazer um straight no flop. Nesse caso, o jogador tem uma backdoor straight. Para transformar o backdoor straight em um straight, duas cartas apropriadas devem vir no turn e no river. 

Backdoor straight

Conclusão

O Straight no poker texas holdem ocupa a posição intermediária na hierarquia das combinações de poker. Na prática, essa combinação pode ser feita em 1 de 254 mãos, mas possui algumas nuances importantes que devem ser lembradas para ganhar mãos com um straight.

Avaliar o material:
- material excelente
- material ótimo
- material bom
- material ruim
- material horrível