Os caminhos para profissionalização no poker
Já fui questionado algumas vezes pelas pessoas que me acompanham no instagram sobre qual o momento certo e como se profissionalizar no poker. Eu acho que isso é uma questão muito particular e que depende da realidade de cada um, mas vou fazer algumas considerações sobre o assunto.
A primeira questão e a mais impactante com certeza é a financeira, se você pretende jogar por conta, precisa de uma reserva de emergência de pelo menos 6 meses e um bankroll saudável, que suporte a variância dos torneios que você joga.
Um outro caminho pra quem não tem essa reserva é fazer alguma renda extra quando não estiver grindando, seja em um trabalho normal, fazendo conteúdo, editando vídeos ou qualquer atividade que garanta as contas pagas quando o mês do poker não for bom.
O caminho mais rápido para evolução (e o que eu segui) foi o de jogar para um time, onde você tem um "bankroll infinito" e troca parte de seus lucros por aulas, acompanhamento individual de suas stats e até revisão do seu jogo. Na época que eu comecei fiz um bom volume por conta e no FLOW pra poder ter um gráfico e aplicar para um time maior que estou até hoje (4bet) mas acredito que hoje em dia tenha opções até mesmo pra quem não tem tanto volume assim e só tenha tempo e disposição para começar sua carreira.
Hoje em dia tem muito mais informação disponível para quem quer trilhar esse caminho sozinho, tanto em comunidades como a Reg Life quanto em conteúdos gratuitos pela twitch, youtube e instagram.
Se você procura flexibilidade de tempo e não quer sair de seu emprego atual, hoje em dias tem times de Spin & Go, Cash game e outras modalidades que não exigem que fique muitas horas seguidas na frente do computador.
Hoje em dia vem crescendo também o conceito de "pool" que é quando você divide bankroll e lucros em grupo com outros jogadores do mesmo nível que você, estudam junto, grindam os mesmos torneios e dividem experiências, pode ser um caminho mais seguro e com menos variância do que os outros citados.
Resumindo tudo o que escrevi acima, tenha consciência de qual nível de jogo você está, qual sua situação financeira, quanto tempo você tem disponível e qual o melhor caminho pra você se profissionalizar, como disse no começo é uma questão particular e só você pode saber qual o melhor caminho!





