Como sair da inclinação

Inclinação no poker

Cada jogador de poker, mais cedo ou mais tarde, se depara com o termo «tilt» ou inclinação, que se torna o seu maior inimigo e que o impede de conquistar avançar no poker. Tilt no pôquer significa um estado mental de um jogador de pôquer no qual ele é incapaz de tomar decisões fundamentadas e suas ações dependem do seu estado emocional.

A inclinação ocorre quando os jogadores, principalmente os recreativos, passam por situações estressantes durante o jogo. Nesses casos, eles não jogam da maneira que normalmente jogavam, ou seja, não mostram o seu melhor jogo, jogam mal e tomam decisões erradas na mesa de pôquer. Mas o mais perigoso nesta situação é que o jogador não percebe. Assim, um grande número de jogadores de pôquer fica preso em limites baixos ou rapidamente perde todo o seu dinheiro, na esperança de jogar de volta ao longo do tempo e começar a ganhar milhões de dólares. Mas, esse futuro pode nunca chegar.

Por que os jogadores de pôquer entram caem na inclinação

De acordo com os jogadores de pôquer, a razão mais comum para a inclinação é quando eles perdem um grande pote ou encontram uma péssima bad beat (sequência de perdas). Alguns deles caem em inclinação depois de perder algumas mãos consecutivas, enquanto outros ficam irritados se receberem cartas ruins por um longo tempo ou se houver um oponente irritante na mesa.

Ter problemas na vida pessoal, a escolha errada da disciplina e a gestão inadequada da banca também podem desencadear um inclinação (tilt). Como você pode ver, existem muitas razões pelas quais um jogador pode ser exposto a inclinação (tilt).

Manifestações da inclinação no pôquer

A forma mais comum de inclinação é a agressão. O jogador tenta jogar muitos potes aplicando uma estratégia de jogo agressiva. Ele também blefa com muito mais frequência do que o normal. Quando o jogador está em inclinação (tilt), ele jogará as mãos marginais de forma muito agressiva na esperança de dobrar as suas fichas ou até mesmo subir para outros limites para tentar recuperar o dinheiro perdido de forma mais rápida. Nesse caso, o jogador não segue as regras de gerenciamento de banca, pois jogar em high stakes não corresponde a sua banca.

Leia também: Full House no pôquer

Outra forma de inclinação (tilt) é a passividade, ou seja, quando o jogador se torna passivo na mesa e para de atacar seus oponentes. Ele não joga mais as mãos fortes de forma agressiva, reclamando e constantemente temendo outra bad beat (sequência de perdas).

Abaixo, daremos uma olhada em algumas diretrizes e dicas para ajudá-lo a se livrar da inclinação (tilt) e lidar com as jogadas impulsivas e irracionais.

Como superar o tilt

Compreender e gerenciar a inclinação (tilt) de forma eficaz é essencial porque a inclinação (tilt) é uma ameaça que interrompeu a carreira de muitos jogadores de pôquer. Portanto, para ser um jogador de sucesso, é imperativo usar métodos eficazes para sair do tilt. Vamos considerar alguns deles.

Aceitação. A inclinação pode se manifestar de muitas maneiras, e não existe uma cura que permita a cada jogador vencê-la. Mas a primeira maneira de lutar contra a  inclinação (tilt) no pôquer é admitir que você está em inclinação.

Não se assuste se acontecer de você sentir que está em inclinação, porque todos nós nos inclinamos até certo ponto. Enfrente o seu medo e admita para si mesmo «Estou Inclinado». Isso o ajudará a lidar com essa situação terrível e a superá-la no menor tempo possível.

Determinando os gatilhos da inclinação. Todos nós nos inclinamos, mas é um processo muito individual. Ser capaz de determinar quais situações (ou até mesmo pessoas) fazem você entrar na inclinação (tilt) é uma boa maneira de lidar com isso. Quanto aos gatilhos da inclinação, podem ser uma série de bad beats durante uma única sessão, oponentes super agressivos constantemente colocando pressão sobre você, a longa ausência de mãos iniciais fortes por um longo período de tempo.

Sempre que perceber que você está se inclinado, pergunte-se «O que me fez cair em inclinação?». Isso o ajudará a identificar os gatilhos da inclinação. É muito importante porque se você não conhece os gatilhos da inclinação, não poderá vencê-los.

Tire uma folga. Provavelmente, a recomendação mais eficaz é parar de jogar o mais rápido possível. Não há um prazo definido, pois varia de caso para caso: alguns jogadores precisam de algumas semanas para se recuperar, enquanto outros estão prontos para jogar no dia seguinte. Não encurte o intervalo em nenhuma circunstância! Tente seguir em frente em outros negócios, caso contrário, você corre o risco de perder ainda mais dinheiro, e sua inclinação se arrastará por um período indefinido. Em geral, o tilt no pôquer é uma ameaça muito séria, e isso não é uma piada.

Autocontrole. Se você tende a entrar em inclinação (tilt) com frequência, você precisa aprender a controlar suas emoções. Uma carreira de sucesso como jogador de pôquer requer mais do que conhecimento nas mãos iniciais, psicologia dos oponentes ou aplicação de estratégias adequadas.

O autocontrole é uma espécie de base que sustenta este jogo. A capacidade de controlar seus impulsos enquanto joga é algo extremamente útil, assim como a chave para tomar decisões ganha-ganha na mesa de pôquer que, por sua vez, levará a aumentar seus ganhos no pôquer.

Autocontrole

A inteligência humana freqüentemente reage a fatores externos por instinto. Por ser emocional, o jogador comete muitos erros, número que só aumenta com o tempo. A inclinação afeta todos os jogadores, independentemente de quão fortes eles sejam. Muitas vezes podemos ver profissionais famosos do pôquer jogando tilt, mas, devido à sua própria experiência, eles são capazes de avaliar a situação com competência se necessário e fazer todo o possível para sair do tilt.

Portanto, a principal tarefa no caminho para um jogo de sucesso é treinar constantemente sua mente para manter a calma em situações difíceis e tomar as decisões mais racionais. Assim que você dominar o aspecto mental do jogo, sua renda aumentará.

Reconsidere sua banca. Ao jogar em limites muito altos, que claramente não são para seu bankroll atual, a fim de recuperar seu dinheiro, você aumenta a probabilidade de entrar em tilt devido à falência. É um caminho infalível para o fracasso para qualquer jogador de pôquer.

Se você estiver em tilt, tente descer os limites para recuperar seu saldo e aumentar sua confiança. Você também pode tentar jogar freerolls, pois esses torneios não exigem nenhum investimento de sua parte. Claro, pode levar algum tempo, mas você deve admitir que isso é muito melhor do que jogar jogos caros e quebrar em uma sessão.

Exercícios físicos e alimentação saudável. Os exercícios físicos não apenas melhoram sua saúde e forma geral, mas também reduzem os níveis de estresse. Praticar esportes libera endorfinas em nossos cérebros, o que pode melhorar nosso bem-estar psicológico.

A nutrição também desempenha um papel importante na vida de um jogador de pôquer. Por exemplo, o álcool e a cafeína podem facilmente nos levar ao torpor. O álcool prejudica nossa capacidade de tomar decisões, enquanto a cafeína pode causar um alerta elevado, nervosismo e, assim, provocar-nos a realizar ações não lucrativas à mesa. É recomendado limitar a quantidade de cafeína e álcool que você consome antes e durante a sessão de pôquer.

Muitos profissionais de pôquer seguem uma certa dieta e fazem exercícios físicos regularmente, e deve-se admitir que eles saem do tilt muito mais rápido. A nutrição adequada combinada com a prática de esportes o ajudará a lidar com situações estressantes, além de garantir uma vida mais longa e saudável.

DEaniel Negreanu 2020

Pensamentos finais

Nem é preciso dizer que o tilt é a coisa mais perigosa para um jogador de pôquer, que pode não apenas arruinar seu jogo, mas também sua vida. Você deve se lembrar que qualquer jogador pode tilt, já que ninguém é capaz de superar a variância no pôquer, ou prever bad beats e desistir das cartas antes de enfrentá-las, a menos que ele / ela seja um adivinho.

A única maneira de evitar o tilt é detectar seus primeiros sinais e sair da mesa. Continuar a jogar em um estado emocional de frustração e tentar devolver o dinheiro o mais rápido possível é a melhor maneira de ir à falência.

É muito difícil sair do tilt, pois é muito individual. Veja a sua brincadeira, determine o que o coloca neste estado e faça todo o possível para não se deparar com situações tão estressantes. Aqui estão também 10 preceitos a seguir que podem ajudar a evitar que os jogadores de pôquer entrem em tilt:

  1. Não jogue se estiver com raiva, cansado ou indisposto.
  2. Não comece a jogar até a recuperação total (tilt ou doença médica).
  3. Não se junte à mesa quando tiver problemas em sua vida pessoal.
  4. Analise as mãos após as sessões de pôquer para eliminar vazamentos em seu jogo que podem levar ao tilt, de uma forma ou de outra.
  5. Reconsidere sua banca de pôquer – pode muito bem ser que você precise diminuir os limites.
  6. Jogue menos mesas e fique de olho no jogo e nos oponentes.
  7. Não tente se impor ganhando uma única mão.
  8. Não trace paralelos entre você e outros jogadores mais bem-sucedidos, que podem lidar facilmente com o tilt. Você não deve colocar muita pressão sobre si mesmo.
  9. Pense nas ações que você executa alguns movimentos à frente, como no xadrez, pois você deve ter uma solução para cada cenário.
  10. Peça a seus amigos que entendem de pôquer para avaliar seu jogo. É provável que um amigo note erros que você não conseguiu identificar.

Boa sorte no grind e deixe que a inclinação o atinja o mais raramente possível!

Avaliar o material
- material excelente
- material bom
- material normal
- material ruim
- material horrível
Sem comentários
Você será o primeiro a deixar um comentário
Usuários não registrados não podem deixar comentários.
Por favor, usuário ou cadastre-se.