Biografia de Ivan Demidov
Ivan Demidov é um dos primeiros russos, cujo o nome ficou famoso na arena do pôquer ao redor do mundo. Ele se tornou o vice-campeão do WSOP ME em 2008 (6 844 entradas), perdendo apenas para Peter Eastgate na batalha final heads-up.
O segundo lugar trouxe a ele mais de $5 800 000 e uma fama mundial. Em meados de 2008, o jogador assinou um contrato com a PokerStars e, durante 7,5 anos, Ivan foi representante da sala de pôquer, até que decidiu deixá-la no final de 2015.
A conquista de Demidov não apenas mudou sua vida, mas também influenciou significativamente a atitude em relação ao pôquer em países que faziam parte da união soviética. Russos, ucranianos e bielorrussos foram inspirados pelo resultado de seu compatriota (ou quase compatriota) e começaram a jogar pôquer de forma massiva. Muitos dos jogadores de pôquer atuais e de sucesso que são falantes de russo admitem que foi Demidov quem os inspirou a jogar pôquer com a ajuda do seu desempenho nas WSOP 2008.
Demidov jogou como parte de um time europeu forte, mas deixou os e-sports pelo pôquer. De acordo com o russo, foi um dos amigos de sua equipe que o envolveu no pôquer, fazendo um depósito de $50 em sua conta. Depois disso, o jogador nunca fez um depósito em sua conta.
No início, Ivan jogou SnG online, depois passou para torneios MTT e logo mudou para jogos a dinheiro. Demidov entrou no pôquer profissional em grande parte devido a que ele conhecia ao jogador Sergey Rybachenko. No início de sua carreira, o jogador de pôquer assinou um tipo de contrato de "patrocínio" com Rybachenko. Segundo algumas fontes na rede, nos termos do contrato, Sergey deu fundos a Demidov para participar de torneios e recebeu 80% dos ganhos de Ivan em troca. Mais tarde, os jogadores de pôquer tornaram-se parceiros em vários projetos e suas famílias ainda mantêm relações amigáveis.
Em que Ivan Demidov está envolvido atualmente?
Atualmente, é difícil dizer que Ivan é um jogador de pôquer ativo, e ele raramente pode ser encontrado jogando. Demidov procura outras maneiras de ganhar dinheiro e continua aparecendo na comunidade do poker, mas não como jogador, e sim como um dos líderes do site da Gipyteam e da série GipsyTeam Live Poker Festival.
Fatos interessantes sobre Ivan Demidov:
- Antes de Ivan se tornar um jogador profissional de pôquer, ele era um talentoso e-esportista e jogou pelo time "Schroet Kommando" com o mesmo apelido que usou mais tarde para jogar poker online – "Soul".
- Em 2004, Demidov se formou na Universidade Estadual de Moscou (departamento de mecânica e matemática).
- Demidov foi o primeiro jogador a jogar na final do WSOP ME em Las Vegas e na WSOP Europe em um único ano.
- Em 2008, o jogador de pôquer foi chamado de inovação do ano no European Poker Awards e foi reconhecido como o melhor esportista do canal Sport TV em novembro (exatamente na época em que a final do Main Event das WSOP foi disputada).
- Ivan Demidov é casado com a bem sucedida jogadora de poker Lika Gerasimova. O casal tem um filho Grisha (nascido em 2010).
- Em 2014, Demidov comprou uma casa na Letônia.
- O jogador de poker é um dos criadores do principal recurso de poker GipsyTeam.
- Em 2015, Demidov concedeu uma entrevista na qual o jogador admitiu que não recebeu prêmios em dinheiro pelo segundo lugar no WSOP ME 2008 (mais de $5 800 000) devido às nuances do patrocinador. O patrocinador de Ivan era seu amigo e colega Sergey Rybachenko (e eles ainda são amigos). O jogador de pôquer não entrou em detalhes, apenas chamou isso de "longa e complicada história".
- Em 2015, o jogador de pôquer investiu dinheiro no projeto comercial Yalini, mas, tendo trabalhado 1,5 ano com eles, ele admitiu que não acreditava em seu sucesso e parou de cooperar com eles.
- Ivan três vezes atingiu a zona de premiação do WSOP ME. Em 2008, ele conquistou o segundo lugar no torneio, em 2013 – 280º (+37 000$) e em 2018, Demidov ficou em 136º lugar e conseguiu $57 000. Ivan Luca que o tirou do torneio.
- Em setembro de 2018, Ivan Demidov e sua família se mudaram para São Francisco (EUA).
Ivan Demidov nas redes sociais:
O jogador de pôquer tem uma página no Vkontakte, mas ele não é muito ativo por lá.